terça-feira, 27 de abril de 2010

Política, corrupção e consciência.

A rotina de escândalos que abala o Brasil traz à baila a necessidade de o cidadão orientar-se politicamente, explorar o campo das idéias e ideais, num concurso de pensamentos intuindo a melhoria de nossa sociedade.

Constantemente nos vemos em apuros, sem saber quem vai nos socorrer e logo pensamos que alguém, em algum lugar, está tirando proveito da situação ou deixou de agir quando deveria. Frustrados com a atuação do poder público, pensamos logo na corrupção.

A corrupção é capaz de ceifar dos cidadãos seus direitos mais básicos. A saúde Pública, educação, moradia, alimentação.

É claro, colocar a população como principal causadora dos malefícios sociais seria algo inadmissível. Entretanto, a parcela de culpa de nossos cidadãos não pode jamais ser excluída desse cenário. O Brasileiro é conhecido por ser um povo cativante, receptivo, amistoso e realmente é.

Contudo, alguns poucos grupos de pessoas insistem em querer ser diferente, utilizando da malandragem, do "jeitinho", ficando alheios as necessidades do próximo.

Devemos ter em mente, a corrupção não é apenas aquela praticada pelos políticos, mas sim toda tentativa de beneficiar a si ou a outrem em detrimento do próximo. Seja nas ruas ou no trabalho.

Assim, se você oferece suborno ao guarda, este aceita, se você estaciona em local proibido ou exclusivo para portadores de deficiência, sem a ter, se você altera os fatos ou dados para beneficiar-se ou eximir-se da responsabilidade, você é corrupto.

Ter consciência de seus atos, responsabilizar-se por eles, respeitar as leis vigentes, pode ser o início para uma sociedade melhor.

Quanto aos nossos políticos, esses não mais temem a justiça dos homens e não se preocupam com a Justiça Divina.

Quem os controla são aqueles que mais ganham ou então, eles próprios, quando na realidade nós, cidadãos, deveríamos também exercer esse papel.

Oportuno também mencionar, cabe a nós fiscalizarmos os atos de nossos políticos. É um direito-dever trazido pela constituição federal.

Sob esses aspectos, lançarei neste blog tópicos para tratar de alguns temas específicos, promovendo ampla e irrestrita discussão sobre eles a fim de formarmos uma opinião e, quem sabe, levar às autoridades públicas, um manifesto ou proposições.

Abraço à todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário