quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pescaria Rio Paraguai - 20.08.11

Olá Pessoal....

Nossa "mini" ou "fast" pescaria aconteceu no Rio Paraguai na Cidade de Ladário (MS), num lugarejo chamado estrada da Codrasa na Pousada Pontal, último pesqueiro da região, cujo proprietário é um descendente de Francês misturado com Corumbaense, o Sr. Petri (acho que é assim que se escreve).

Estávamos em três companheiros, este que vos escreve, o ilustríssimo Paulo Jimenez, vulgo Canudo, e o mais importante e remador, meu primo Everton, apelidade de "prisco".

Alguamos um barco (R$ 30,00) e descemos o rio a remo mais ou menos uns cinco minutos.

Como isca, levamos algumas dúzias de lambari, outras de tuvira, uns caramujos, algumas minhocas e um coração de boi.

O rio é bastante ativo e, especialmente neste dia, as piranhas estavam atacando até pedaço de folha que caia na água.

Decidimos dividir a pesca em dois turnos, pois o pesqueiro nos oferece churrasqueira para queimarmos uma carne e mesmo um peixe....

Na manhã pegamos apenas 28 piranhas, de um porte bom (cerca de 20 a 25cm).

Após um churrascão tranquilo na beira do Rio, recolhemos nossas varas de espera para novamente descer para a pescaria. para nossa felicidade entrou uma pequena piraputanga, logo devolvida.

na parte da tarde, nosso cumpanheiro Canudo brigou e tirou um belo Dourado, cuja foto com certeza está no Facebook dele. Mesmo fora de medida a briga foi boa e após a soltura do peixe pensamos que a pesca seria melhor.

Não muito tempo depois fisguei um palmito, cerca de 30cm, pequeno mais brigador. Pescador sabe que o palmito é o único peixe de couro existente em nossos rios que salta para fora d água depois de fisgado e tem sabor melhor que o pintado.

Este que fisguei infelizmente não teve tempo de saltar, ao ser fisgado fora atacado pelas piranhas e, quando consegui trazê-lo ao barco, já estava com os ossos a vista.... (chato, mas acontece).

Em seguida, fisguei uma piranha que brigou tanto que pensavamos ser um pacuzinho.... cerca de 35 cm, uma senhora piranha, vovó mesmo, daquelas que dá gosto de pegar.

Dali pra frente, só piranha. Incontáveis delas, somamos 75 piranhas, 9 devolvidas e sessenta e seis aproveitavadas para um caldão em família.

Ah.... nesse meio termo nosso parceiro "prisco" pegou alguns mandis (creio que 4 ou 6) de medida boa e que animará a noite a dois com a esposa num dia de bagre ensopado.

Taí mais um história de pescaria.....

fica a dica do local, é muito bom e agradável.

Outra dica, se tiver habilitação, alugue um motor, pois no remo foi difícil hein (hehehehehehehehe)

Abraço à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário