sábado, 23 de outubro de 2010

AHHHHH rodada de clássicos!!!!

Olá pessoal,

faz tempo que não escrevo sobre futebol e hoje resolvi dar meus pitacos para a rodada de clássicos desse fim de semanda.

Como hoje jogaram Botafogo e Vitória (1x0 - com gol do M. Codeiro e boa atuação do volante Somália, escalados em meu cartola) e da péssima apresentação do Bugre diante do esperançoso Dragão, tenho que passaremos a assistir jogos de gente grande no domingo.

CORINTHIANS x PALMEIRAS

O jogo deve ser truncado, sem graça e com disputa intensa no meio campo. Chutes de longa distância pra fora do estádio e bolas na trave de parte a parte.

Acredito no empate, 1x1, com gols de volantes pois ambos os ataques estão muito fracos.

O Corinthians deve ter atenção redobrada à dupla Valdívia/Marcos Assunção, daonde surgem as melhores jogadas do Palmeiras.

Já o verdão precisa tomar conta do Elias e com a volta de Bruno Cesar, que estão muito entrosados e o segundo é o artilheiro da equipe no Brasileirão.

Com a volta do Ronaldo, o verdão corre sério risco de chutar a bola errada e se vacilar, leva taco do gordão. Ele é fenômeno e num minuto pode definir a partida, embora eu não acredite muito nessa possibilidade.

CRUZEIRO x ATLÉTICO MINEIRO


Tendência de ser um JOGAÇO! o Cruzeiro embalado na liderença e o atl. Mineiro cheio de vontade de finalmente sair da zona de rebaixamento.

Minha aposta é no Cruzeiro. Acredito quer esse ano, o cruzeiro leva a taça do brasileirão pra casa.

Montillo, tiago ribeiro e o goleiro fábio estão deitando e rolando nesse campeonato, sem falar no zagueiro Caçapa que é um dos mais constantes em campo pelo cruzeiro.

Já o Atlético Mineiro, tem um dos melhores plantéis do futebol brasileiro, mas não conseguiu ainda demonstrar que fora do papel também tem qualidade.

Entretanto, com a dupla de ataque campeã Carioca pelo Flamengo, Obina/Diego Tardelli não se pode brincar. Os caras são feras e com o auxílio de Ricardinho e Diego Souza podem fazer a diferença.

GRÊMIO X INTERNACIONAL

O clássico Sulista promete pelas palavras e provocações, mas acredito que o Grêmio está em melhor fase. Aliás, o grêmio é o melhor time do returno e o inter vem de incrível derrota pro Fla no Engenhão e pelo futebol que jogou lá, pode ser goleado no Olímpico.

Com a Vitória na Libertadores, o time colorado parece ter "largado mão" do Brasileirão e, sem maiores interesses, jogará o "GRENAL" para cumprir tabela e na expectativa de um bom resultado.

Já o Grêmio, em ascensão, deve encarar o jogo com mais responabilidade pois ainda tem changes de G3 ou G4.

VASCO X FLAMENGO

é até esquisito dizer que um jogo de dimensões extrordinárias como esse será no Engenhão!

Parece que vamos comer cachorro quente sem salsicha, cheese salada sem queijo... sei lá...

Deve ser um jogo doido, com muita marcação, pegado, com muitos cartões e gols. Palpite mesmo é o sempre mal visto 2x2.

o Vasco tem Felipe e Eder luis, qualidade e correria mas o fla vem com o inspirado Deivid e a volta de willians.

É.. deve ser fera essa rodada mesmo.

o Santos deve golear, o São Paulo ganha fora de casa e o Gois faz o "homework" direitinho fente ao descepicionante Avaí.

Já o pó de arroz, prova que é time pequeno e perde pontos fora de casa contra o Atlético Mineiro, uma das gratas surpresas da competição nesse ano.

Por hoje é só... quando valer a pena façar do Brasileirão denovo a gente volta ao assunto!!

Abraço à todos.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nova Lei de Pesca em MS

Olá pessoal,

Quando da edição do texto de lei, resolvi dar aos amigos algumas dicas de legislação de pesca em nosso Estado. Assim, não seria demais postar no Blog, certo? então lá vai.

O que devemos saber sobre a nova legislação de pesca em Mato Grosso do Sul.

Primeiro-------- não navegue rápido pelos barrancos, você poderá morrer com um anzol de galho fincado em seu pescoço;
Segundo -------- é garantido o direito de quem chegou primeiro de colocar seu anzol de galho.
Terceiro --------- as plaquetas de identificação custam dinheiro, por favor, se for roubar o peixe capturado no meu anzol de galho, deixe pelo menos o petrecho intacto.
Quarto ----------- anzóis enferrujados serão de imediato retirados, pois pode machucar o peixe!!!!
Quinto ----------- inicia-se uma nova modalidade de pesca. Um barco fica 200 mts pra cima da corredeira ou queda dágua e o outro fica a 200mts pra baixo. Solta o João bobo e quem achar fica com o peixe.
Sexto ------------ tarrafas somente pra isca!!!! O permitido é de 2m de altura, até 0,50mm de espessura.... quando você pegar um pacu, um dourado, uma cachara, um barbado diz que é pra isca!!!!

Agora chega de palhaçada e vamos ao que interessa.

Licença de pesca

A Licença do IBAMA somente servem para os rios que cruzam, no mínimo dois Estados da Federação. EX: Rio Paraguai, Rio Paraná. Para os Rios Aquidauana e Miranda (e demais que se encontram somente no MS, com exceção daqueles que proibida a pesca), a Licença deve ser expedida pelo IMASUL (http://www.imasul.ms.gov.br/lic_pesca.php) (3318-6000) Valor: 6 UFERMS Anual, hoje R$ 83,94 Ou 4 UFERMS trimestral, hoje R$ 55,96


Rios onde é proibida a pesca de qualquer natureza (menos a científica):


Rio Salobra - municípios de Miranda e Bodoquena (neste rio a navegação é permitida somente com motor de 4 tempos, de potência até 15 hp).
Córrego Azul – município de Bodoquena.
Rio da Prata – municípios de Bonito e Jardim.
Rio Formoso – município de Bonito.
Rio Nioaque – município de Nioaque e Anastácio.

Áreas de Reserva de Pesca

Permanentes
– 200 metros acima (a montante) e abaixo (a jusante) das barragens, corredeiras, cachoeiras, escadas de peixes e embocaduras das baías.

Temporárias (Período de Piracema)
- Bacia do rio taquari (acima da ponte Velha da cidade de Coxim-MS). Nos rios Taquari, Coxim e Jauru, incluindo seus tributários e afluentes (rios, riachos e córregos).
- Bacia do Rio Aquidauana (acima da Ponte Velha que liga as cidades de Aquidauana e Anastácio). No Rio Aquidauana, incluindo seus tributários e afluentes (rios, riachos e córregos). - Bacia do rio Miranda (acima da Ponte Velha da cidade de Miranda que dá acesso à cidade de Bodoquena). No Rio Miranda, incluindo seus tributários e afluentes (rios, riachos e córregos).

Tamanho mínimo para captura dos peixes

Legislação nova ( LEI Estadual 3.329/2006)

A nova legislação diminuiu em 5 cm o limite para captura do Jaú, do Pintado e do Dourado.



Nome ( Nome Científico) Tamanho Mínimo

JAÚ (Paulicea luetkeni) 90cm

PINTADO ( Pseudoplatystoma corruscans ) 80cm

CACHARA (Pseudoplatystoma fasciatum) 80cm

BARBADO (Pinirampus pirinampu) 60 cm

DOURADO (Salminus maxillosus) 60cm

PACU (Piaractus mesopotamicus) 45 cm

CURIMBATÁ (Prochilodus lineatus) 38 cm

PIAVUÇU (Leporinus macrocephalus) 38 cm

PIRAPUTANGA (Brycon microlepis) 30 cm


Petrechos (ou Apetrechos) PERMITIOS

Legislação nova (LEI Estadual 3.329/2006)


A Legislação antiga nada permite.
A nova legislação libera:
a) 10 anzóis de galho.
b) 10 bóias fixas.
c) 10 bóias (joão-bobo).

Os petrechos devem ser identificados com plaquetas contendo o número da Autorização Ambiental do IMASUL, nos rios de responsabilidade do ESTADO ou do IBAMA, nos rios onde a fiscalização é Federal.

Ou seja, pescar está mais caro, dependendo do local da pescaria, muda a Autorização. A Lei 3.359/2006 também permite o uso de tarrafas para isca. Altura máxima: 2 metros Malha: 20mm a 50mm Nylon monofilamento Expessura: 0,50mm

COTA POR PESCADOR

10kg + 1 Exemplar de qualquer espécie desde que todos estejam na medida limite de captura.


Acredito que seja isso... quaisquer dúvidas, é só ler a Lei 3.359/2006. Abraço à todos e Excelente pescaria!!!!

Abraço à todos

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Governo MS

Olá pessoal,

Passadas as eleições regionais, alguns comentários devem ser traçados e, estou aqui para fazê-los de forma imparcial.

Assim que o resultado apareceu, por definitivo, tivemos a impressão de que infelizmente, das situações que não virou palhaçada, ficamos engessados e impotentes.

Em nosso Estado, algumas cadeiras cativas em breve serão retomadas pelo povo. Alguns outros trabalhadores, diz-se deles as raras exceções, tiveram o mérito de ser campeão de votos e/ou adentrarem pela primeira vez, com o pé direito nas Assembléia Legislativa.

Alguns "enraizados", compradores de voto e donos das empresas que faturam bilhões de reais todo ano em nosso Estado, tiveram votação menos expressivas, mais ainda conseguiram se eleger. Talvez, eleitores inconscientes tenham vendido seus votos, pois dinheiro não faltam aos empresários-políticos.

Devemos ter em mente, que novos deputados foram eleitos, o que demonstra o início de um avanço cívico em nossa região. Entretanto, a campanha para Governador do Estado foi de um todo ridícula, patética, medíocre e de baixíssimo nível.

Ainda hoje vemos que a mídia encontra-se vinculada aos políticos ou a eles se associa para obter vantagens de toda ordem.

O eleitor não tinha opção de voto, não tinha escolha, melhor dizendo, não tinha melhor escolha ou boa escolha.

Os maiores partidos apresentaram candidatos fortes partidariamente, mas frágeis diante das inúmeras denúncias de corrupção, de locupletamento ilícito.

Um, do PT, gerente de banco e BACHAREL em direito, que aumentou, em 8 anos, 16 vezes seu patrimônio, passando a declarar milhões em investimentos e posses no TRE para justificar os gastos de sua campanha e seu patrimônio outrora desconhecido pela população.

Outro, do PMDB, formado em Medicina, que se diz médico, mas que sequer sabe-se se realmente fez residência médica. Aliás preparou sim sua "Casinha" com a Assembléia, envolvendo Juízes eo Ministério Público, segundo denuncias de desvio de dinheiro do então Deputado Ary Rigo, tão falado e divulgado na mídia (do Estado).

Temo que os funcionários públicos estejam sendo aterrorizados para votar nesse ou naquele candidato, sob pena de perderem seus "carguinhos" comissionados cuja função gera, mas não deveria, um verdadeiro aparato de equino, composto por tapa olho, freios e puçá!

Talvez não, aqui os cargos em comissão são ocupados por servidores efetivos, concursados, comprometidos com o trabalho e não com o patrão. Ah Tá!

O eleitor em Mato Grosso do Sul, já cansado de ser chacota do resto do país, ia, de qualquer forma, pelos candidatos ao governo, continuar sua saga de ser o centro do país, e esquecido por ele.

Digo isso porque a perseguição feita pelo Estado ao patrimônio do contribuinte é, de tal sorte, acerto político previamente discutido, impondo novas diretrizes de cobrança pelos serviços básicos dado às concessionárias mal intencionadas.

A população conheceu um por oito anos no governo estadual, outro por oito na prefeitura e quatro no governo estadual e, depois que descobriram que voto nulo não anula a eleição, resolveram por bem escolher.

Tive notícias de que alguns populares, inclusive na Internet, lançaram mão de um jingle que assim dizia: "ladrão por ladrão, vote no Andrézão". Não sei quem é o Andrézão. Votei nulo. Mentira! o voto é secreto e não digo em quem votei.

Uma coisa é certa Governador. O povo não engoliu e não engolirá sua história e sabe porque? Porque a sensação de impunidade que impera no coração da população sabe, que ainda que haja verdade nas denúncias, elas serão abafadas, escondidas e amparadas pela Lei, por quem a cria ou a aplica.

Seu poder hoje assumiu dimensões sem medida e, como um dementador (aquele do filme do harry potter mesmo) vai passando e sugando a felicidade das pessoas.

Outra coisa é certa seu Zeca, o povo de nosso Estado pode estar longe do desenvolvimento, longe de poder dizer que vive em um Estado democrático de direito, longe até de ser reconhecido como cidadão, mas a fome que dói no estômago, a sede e falta de assepsia que nos assola, ainda tem o sabor amargo dos oito anos a vós confiados pelos votos.

Seu segundo mandato foi de enojar a população, levado nas coxas, deixando o Estado de "pernas pro ar", sem qualquer compromisso conosco e até mesmo com seu partido.

Nenhum de vocês foi bom para o Estado. Devo lembrar-lhe, a doença do brasileiro se conformar com o político que "rouba mas faz", não me infectou. Meus candidatos são por mim fiscalizados e, sempre acompanho seu trabalho, critico e dou sugestões.

Comentários na Capital, dão notícia de diversas empresas e bens que supostamente seriam seus em nome de laranja. Mas deixa pra lá, deve ser mentira, afinal, ninguém tem prova alguma, e quando tem, não serve.

A única opção de mudança, era o candidato do PSOL, que infelizmente estava muito, reforço, muito despreparado. Confuso, ainda "verde", não conseguia expor suas idéias.

No debate, não conseguiu se soltar, ficando com medo de errar, esquecendo-se de que ali entrara como único até então sem qualquer denúncia de corrupção ou escândalo veiculado nos meios de comunicação.

Restou a ele, pelo seu infeliz despreparo, o doce sabor de ter participado das eleições, de ter se colocado como opção de mudança, de ter dado sua cara a tapa, enquanto muitos de nós somente criticamos.

Dessa forma, aviso a meus leitores, nas próximas eleições para vereador estarei filiado a um partido e se me permitirem, serei candidato.

Tenho idéias que sempre levo a amigos, nunca trabalhei na área mas sempre tive vontade de aprender. Assim, para parar de reclamar, vou me expor.

Ainda que não não ganhe, poderei dizer que minhas críticas não são com intuito de denegrir ninguém, de magoar ou de acusar ninguém, mas de alertar aos nossos eleitos de que milhares de vidas dependem de sua atuação.

na próxima, venho falando mais de nossos deputados eleitos.

Abraço à todos,